Este módulo foi talvez o mais importante de todo o curso. Foi o primeiro contacto que tive com algumas matérias que até então desconhecia. Permitiu-me explorar alguns temas que acho fascinantes e que me têm ajudado a compreender de uma forma mais “científica” uma série de questões que me pareciam esotéricas…

O que mais me agradou neste módulo, foi precisamente o que mais me dava apreensão antes de iniciar o curso, ou seja a quantidade tão diversificada de temas que iríamos explorar em tão pouco tempo. A sensação de “têm aqui os ingredientes todos, agora façam o bolo” é assustadora e ao mesmo tempo desafiante. Mesmo até quando eu própria disse que não tinha tempo (bela forma de autossabotagem!)

Quanto à aplicabilidade na minha vida eu daria 100%. Diria até, que considero fundamental esta mesma aplicabilidade na vida de qualquer ser humano, mesmo que as pessoas não trabalhem na área do desenvolvimento humano. São instrumentos que nos ajudam a voltar a sentirmo-nos “seres humanos

Quanto aos temas abordados neste módulo, foram para mim “inquietantes”, pois tendo eu um filho, obviamente que mexeu com as minhas dúvidas e inseguranças quanto à minha forma de o educar. Despertou-me para as várias abordagens que existem face à educação que eu tive e que estou a dar. Obrigou-me a pôr em causa o modelo de educação que aplico em casa e aquele que mais se adequa às necessidades do meu filho.

Gostei bastante da descrição da evolução das necessidades do Homem ao longo da História, tendo me ajudado a contextualizar a razão de vários acontecimentos a nível mundial. Permitiu-me perceber de onde viemos e para onde devemos caminhar como seres humanos.

Quanto às dinâmicas de grupo foram bastantes interessantes e permitiram-me “olhar para mim”. De salientar que um dos exercícios que mais gostei foi “imaginar” a nossa festa de 80 anos. Não gostei particularmente da dinâmica de grupo do “brinquedo de infância”, mas como acho que nada acontece por acaso, toda a situação que envolveu o meu brinquedo, levou-me a perceber que o assunto em si ainda não estava encerrado. E permitiu-me vivenciar na 1ª pessoa o terceiro módulo (do perdão)! E por isso tudo, obrigada Andreia. Embora nesse dia tenha ido para casa “zangada” contigo! 

Este foi de facto um módulo bastante intenso para mim. Mexeu com algumas questões levantadas no módulo anterior e obrigou-me a trabalhar questões que ainda não estavam ultrapassadas.

Deu-me também um maior conhecimento das várias técnicas que existem de perdão, embora o ingrediente principal e também o mais complexo, independentemente da técnica utilizada, seja o querer perdoar.

Achei bastante úteis as consultas em sala que fizemos, permitiu perceber onde podemos melhorar e onde estão as nossas maiores dificuldades.

Foram excelentes as ideias da mala do terapeuta e mostra a enorme criatividade que um terapeuta deve ter para alcançar o objetivo que pretende aquando da terapia com os clientes.

Não me recordo exatamente do módulo onde estes temas foram abordados, mas queria aproveitar para salientar a importância que teve para mim algumas das observações que foram feitas pela Andreia e que servem de lições para a vida:

“Temos a obrigação de elevar a energia das pessoas com quem contactámos diariamente, por isso mesmo que nem sempre estejamos num dia bom, devemos esforçarmo-nos por manter a nossa vibração alta”

“Dizermos que não temos tempo, é uma das formas mais utilizadas para a autossabotagem.”

“Somos cocriadores da nossa realidade”

“Os nossos pais fizeram o melhor que conseguirão, cabe-nos aceitar e tentar fazer melhor.”